Você sabe que a criança demonstra emoções de maneira diferente que nós adultos, portanto a importância de usar uma ferramenta adequada no seu processo terapêutico é fundamental para o seu excelente aproveitamento e engajamento. A técnica que utilizo é a ludoterapia.
Ludoterapia, também conhecida como terapia lúdica ou play therapy, consiste em uma técnica que utiliza a “brincadeira” para trabalhar as emoções, os sentimentos e as relações interpessoais, os possíveis traumas com as crianças. A ludoterapia é especialmente benéfica pois sabemos que as crianças não verbalizam as emoções e os acontecimentos como os adultos. Ou seja, é uma ferramenta poderosa para acessar os conteúdos emocionais latentes infantis e auxiliar os pequenos a lidar com os aspectos emocionais de uma forma menos invasiva.
Alguns dos benefícios observados
A modificação do comportamento pode ser observada em vários aspectos, com o aumento da responsabilidade daquilo que está sob o controle da criança e aceitação daquilo que não está sob o controle da criança. O aumento da autoestima e consequentemente aumento da habilidade social. Alívio da ansiedade e controle da raiva.
Além disso, a ludoterapia também pode ajudar a melhorar a coordenação motora grossa e fina.
“Play is the highest form of research.” – Albert Einstein
“Brincar é a forma mais elevada forma de pesquisa.” - Albert Einstein
Direcionado ao público de três até doze anos, possui como ferramenta principal a ludoterapia. As técnicas utilizadas em ludoterapia, respeita o mundo simbólico da criança e trabalha suas emoções de maneira mais amistosa e menos invasiva, buscando principalmente o desenvolvimento da autoestima e a confiança.