Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje li uma matéria muito interessante no site psychologytoday.com sobre as quatro comportamentos não saudáveis que temos nos relacionamentos.
A matéria foi escrita por John Joel L. Young, M.D. e conta com dicas preciosas sobre como reverter esses comportamentos baseado no livro de John Gottman. Eu fiz uma pequena resenha sobre o artigo para facilitar a compreensão. Vamos lá!
4 Comportamentos de Relacionamento Insalubres… e como pará-los.
1. Críticas excessivas
Falar de maneira pejorativa sobre características de personalidade, hábitos e características físicas de seu parceiro podem diminuir a autoestima dele e torná-lo distante.
Em vez disso procure pontuar fatos e acontecimentos que você acha que pode ajudar no desenvolvimento do relacionamento ou do seu parceiro. Lembre-se: insultos e xingamentos nem pensar!
2. Desprezo
Desprezo é um dos comportamentos mais difíceis de se lidar, pois não abre o canal da comunicação saudável, já que pressupõe uma valorização de um em detrimento do outro. Alguns comportamentos que são desprezo e muitas vezes não sabemos: quando zombamos das emoções que o parceiro está sentindo, quando recusamos a oferecer atenção e confortar o choro do parceiro, quando ridicularizamos as necessidades do parceiro ou até brincadeiras de humilhação em público (seja deliberadamente ou acidentalmente).
O desprezo é o contrário do amor, então analise se apenas o parceiro está te desprezando ou se você também comete esses atos sem saber.
3.Defesa
Quando mantenho minha defesa muito alta, acabo tendo dificuldades em trocar experiencias e informações sobre o que sinto com meu parceiro, isso pode complicar e muito a comunicação do casal. Portanto, caso sua defesa esteja muito alta, ou seja, se você acha que o seu parceiro é muito sensível, o avalia o tempo todo, não se desculpa quando erra, e culpa o seu parceiro pelos problemas no relacionamento, talvez esteja na hora de você rever alguns hábitos para evitar um rompimento.
Por exemplo, para melhorar sua comunicação é importante ouvir seu parceiro sem receios e se desculpar se perceber que seu comportamento o feriu de alguma forma, saber que seu parceiro pensa diferente que você e isso também é relevante para o desenvolvimento de ambos e principalmente entender que a defesa exagerada pode iniciar um padrão de relacionamento negativo podendo culminar na desistência do seu parceiro em ficar contigo.
4. Distanciamento das emoções
Muitas vezes durante uma discussão amorosa nós temos dificuldades para nos expressar e amenizar o clima. Portanto, muitas pessoas com habilidade social diminuída preferem se afastar a negociar e conversar sobre o ocorrido. O distanciamento de até 20 minutos é considerado até saudável para acalmar os ânimos, porém mais que isso pode passar uma mensagem equivocada para a pessoa que quer falar. Pode passar uma mensagem de desprezo pelo relacionamento e de falta de interesse nos sentimentos dela.
O melhor seria falar que precisa se acalmar e marcar um horário para conversarem sobre o que aconteceu e assim mostrar respeito e interesse em melhorar as coisas entre vocês!
Referência e artigo completo em: 4 Unhealthy Relationship Behaviors (John Gottman) escrito por Joel L. Young, M.D.